sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Problemas

Sim, problemas, eh quem é que não tem problemas?!
Todos nós reclamamos, lamentamos ou só comentamos, sobres nossos problemas, é uma discursão com alguem, assuntos do trabalho, coisas de estudo, o simples fato de algo em casa não está nos conformes, isso tudo denominamos problema. A definição de problemas para filosofia se trata de uma situação que tenha uma possibilidade de alternativa, que não deve ser confundido com a dúvida, que se trata de uma cestão do ser, uma confusão de crença do mesmo. Ao se resolver uma dúvida, ela deixa de existir, e torna-se algo que o ser acredita ou não. E o problema mesmo ao ser solucionado, nunca deixou de ocorrer.

Resumindo, problema não é nada mais do que, uma situação que é observada com algum conhecimento prévio, com a intenção de ser chegar ao conhecimento de algo desconhecido, ou seja a situação que temos o conhecimento "o trabalho que não está do jeito que a empresa quer" ao ser observada e questionada, induz ao indivíduo a tentar chegar no desconhecido, a solução.

Deixando toda essa filosofia de lado, o importante é lembrar que problemas não deixam de ser situações cotidianas, onde sempre se parte de algo observado, até uma solução. Sim solução, todos eles existem, e tem uma ou mais maneiras de se resolver, só posso lhe adiantar que ficar lamentando sobre eles não é uma das alternativas. Não se faça de coitado, nem faça muito drama, afinal você não será indicado a nenhum oscar ou prêmio parecido.

Não pense que sua vida é difícil demais, e que seus problemas não tem solução, todos tem. Erga sua cabeça, e os enfrente. Não fique pensando em como a vida foi cruel com você, nem clamando aos céus pedindo "ajuda", vá a batalha. Entre como um samurai honrado e não desista. Mas não se precipete, pense, pense muito, em como resolver, trace meios de solucionar o problema, e analise cada alternativa. Não escolha a mais rápida e nem a mais fácil e sim a melhor. Aquela que realmente solucionará o seu problema, pois brasileiro adora dar um "jeitinho" nas situações.

E caso aquela "fórmula" que você criou não der jeito no seu problema, mãos a obra, nem só de acerto vive o homem, há situações em que falha virão, você deverá arcar com as consequências, assumir a falhar e voltar a trabalhar na solução. E lembre-se não fique a se lamentar, por que você errou, porque fulano não te ajudou, ou que as coisas não dão certo pra você, levante guerreiro e lute. E não se importe em quantas vezes você cairá ao chão, pois serão muitas, mas todas de acordo a sua própria capacidade.

Cada vez que você solucionar um problema, você se tornará mais astuto, e pronto para lidar com a situação, ou situações semelhantes. E com o tempo, você se tornará experiente, mas mesmo assim problemas virão, alguns irão te tirar dos eixos, mas não se abale, volte e lute. Pois a vida só merece ser vivida com desafios, pois após vencer um desafio, agente recebe a nossa "recompensa". E não pense que vai ser fácil, ou que os problemas acabarão, pois é tudo um ciclo, o ciclo da vida. E sempre que tiver meio desacreditado, lembre-se que por mais escura, fria e sem fim que a noite pareça, ela acaba e ai vem o nascer do Sol.

Um comentário:

  1. E verdade Pedro
    plobemas nos todos temoOs
    mais são os problemas que nos dão a força para aprender alidar com a vida

    Gostei muitO do textinhO
    parabens
    bjO do seu extimulo para escrever
    rsrrsrs♥

    ResponderExcluir