terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Saudade

É impressionante como temos o poder de se apegar as coisas, pessoas, momento e lugares. Nós desenvolvemos essa prática de acostumar com diversas situações e pessoas, e dai criar vínculos, sim, criamos vínculos com roupas, com móveis, com pessoas, com locais, nos conectamos sentimentalmente com muita coisa ao nosso redor. Essa atitude começa desde que nascemos, as crianças recém-nascidas, se agarram as mães, e com elas criam laços tão fortes, que algumas crianças choram aos prantos quando são separadas das mães. E esse laço empático só vai crescendo com o decorrer do tempo (salvo raras exceções), vai se expandindo pra alguns familiares, na adolescência criamos apegos a amigos, namoros, dai casamos, temos filhos, e mais laços.

Alguns laços se rompem, outros prosseguem durante toda nossa vida. E isso é legal, é meio que uma coisa nossa, não dá pra viver sem se ligar à alguem, algum lugar ou até mesmo alguma coisa. Até as mentes mais doentias se ligam a lugares ou coisas, por mais estranhas que sejam. Nós, vivemos em cima dessa teia de laço com pessoas que criamos.

O que mais me intriga, é que de um sentimento bom como um laço de amizade ou de amor, vem o sentimento tão ruim que é a saudade. Sim, não sentiriamos saudade se não nos ligassemos à alguma coisa. E a saudade é uma coisa tão inevitável, sentimos saudades de pessoas que perdemos, pessoas que não vemos a tempo, pessoas que vemos poucas vezes em nossa vida. Sentimos saudades de locais onde moramos, onde visitamos, de onde estudamos. E é difícil lidar com a saudade, pra isso criamos ferramentas como fotos, vídeos, cartas, guardamos coisas. E ao olhar, ou ler certas coisas, nós, meio que amenizamos o sentimento de falta.

Mas é impossível acabar por completo com a saudade, pois momentos passam, e dão locais à outros, que por mais que sejam tão bons ou melhores nunca são iguais aos outros, e nós sentimos saudades de coisas únicas, coisa que às vezes nunca irão se repetir, por mais que as mesmas pessoas, nos mesmo locais, e até quem sabe com as mesmas roupas, não teriam a capacidade de reproduzir aquele momento.

E por mais que doa, é essencial sentir saudade. Ela meio que nos mostra a importância de certas pessoas, de certas coisas, mostra que é bom viver e aproveitar. E é legal saber que alguém sente saudades de você, te faz sentir querido, te faz sentir imporante. A saudade é ambígua, vem com o sentido da falta e do querer. É um sentimento controverso, bom saber que sentem saudades de ti, e ruim sentir de alguém. É meio que um paradoxo entre está perdido sem alguém, mas achar nesse mesmo alguém um caminho. É algo que não tem explicação, ela explica-se por si só.

té mais ver

5 comentários:

  1. MuitO lindo
    vc relatou a realidade
    foi muito lindo muito profundo mesmo
    continue assim...

    ResponderExcluir
  2. Cabiçudo, amei o texto!
    POis é o que ta sentindo de mim neste momento. haha'
    [/Confessa, eu sei que você me amaaa ;p
    Mas, você está ficando muito bom com as palavras, estão ficando cada vez mais filosóficas, eh maravilhoso saber que cada dia você ta melhorando!(pq o primeiro texto vamos combinar, que além de não ter nexo ainda tinha uma ideia distorcida hehe') Mas continue assim q ta bão de mais \0/

    ResponderExcluir
  3. É verdade agente se apega tão facil as coisas mas ssem lembrar que dessa vida nao levaremos nada "/
    pra mim na verdade saudade é um sentimento de esclarecimento ela te define oque vc senti realmente por uma pessoa ou até msmo por um objeto.
    parabens pedrão sucesoo ;D bjos

    ResponderExcluir
  4. Verdade, pois por mais q ficamos tao ansiosos pela aquela viagem de fim de ano, depois de dias ou até horas, passa por nossas cabeças, o pq saímos de nossa velha rotina onde juntos estao aqueles mesmos velhos amigos por mais inoportunos que são, nós sempre acabamos apegando a aquelas situações, pois ninguém eh forte o bastante pra viver sozinho. Parabéns aÊ negão ^^ ;]

    ResponderExcluir
  5. De alguma maneira tudo é relativo depende do ponto de vista, não é? a grande verdade é que nós ocidentais nos apegamos com imensa facilidade, e a saudade é apenas a externalização disso talvés faça bem, fortaleça os relacionamentos ou talvés nos deparemos cada vez mais com o egoismo e com o aprisionamento ao outro, eu acredito na verdade depende de quem vai sentir essa saudade bj até...
    A.S.S

    ResponderExcluir